O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

sexta-feira, 31 de março de 2017

Blogueiro tem veículo roubado na BR-232 em Flores, no Sertão do Pajeú


Por Magno Martins

O blogueiro Benjamin Leite foi vítima de uma abordagem criminosa na manhã de hoje. Benjamin transitava pela BR 232, na companhia do seu irmão, quando foi abordado por assaltantes fortemente armados e teve o seu veículo roubado, um gol vermelho.

O assalto aconteceu nas proximidades do distrito de Sitio dos Nunes, no município de Flores, quando as vítimas retornavam de uma visita ao município de Betânia. Além do carro, os criminosos levaram o celular deles e uma máquina fotográfica. De acordo com a polícia, ainda não há pistas dos suspeitos ou da localização do carro.

PETROLÂNDIA PODERÁ TER NOVAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco reprovou as contas de campanha do Prefeito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo de Souza Leal, e o município poderá ter nova eleição para prefeito.

O Tribunal julgou o Processo n 283-68.2016.6.17.0070, movido pelo ex-presidente da Câmara do Vereadores e concorrente ao cargo de Prefeito, Fabiano Jaques Marques, entendendo que houve inúmeras ilegalidades nos recursos utilizados em campanha, podendo configurar abuso de poder econômico, sendo o recurso provido por unanimidade de votos (6x0) pela desaprovação das contas.

Agora, caberá ao Juiz Eleitoral de Petrolândia julgar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE, que trata do conteúdo já apreciado pelo TRE, para determinar novas eleições municipais para prefeito, que foi decidida em outubro por apenas 50 votos.

Chuva torrencial traz alegria no Sertão de Pernambuco; Assista o vídeo.

Vídeo enviado por Márcio Araújo ao Blog do Nill Júnior

Uma chuva torrencial atingiu várias cidades do Pajeú nesta quinta (30), chegando às regiões do Médio e Alto Pajeú. Há registro de chuvas em cidades como Itapetim, Carnaíba, São José do Egito, Tabira e Afogados da Ingazeira.

Em Floresta, no Sertão de Itaparica, a chuva chegou por volta das 20:00, e se estendeu até a madrugada, trazendo alegria para os florestanos. Segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Floresta choveu 13.4mm.

Preços de remédios sobem até 4,76%


O Diário Oficial da União publica hoje (31) resolução do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) autorizando os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017, que variam de 1,36% a 4,76%. O aumento começa a valer a partir desta sexta-feira.

De acordo com a resolução, o reajuste máximo permitido é o seguinte: nível 1: 4,76%; nível 2: 3,06; e nível 3: 1,36%. O Cmed é um órgão do governo integrado por representantes de vários ministérios.

Dois envolvidos no assalto ao banco de Ipubi, no Sertão de PE, são presos no Ceará


      
290317aabbipubi (1)
Neste última quarta-feira dia (29), após incessantes diligências acerca do arrombamento da agência do Banco do Brasil da cidade de Ipubi, no Sertão de Pernambuco, ocorrido na madrugada deste mesmo dia, uma equipe de PMs do Estado do Pernambuco,  juntamente com PMs do Estado do Ceará, prenderam as seguintes pessoas: MAURÍCIO PAULINO DA SILVA, 45 anos, natural de Bodocó-PE e HORÁCIO DIEGO THOMAZ DA SILVA, natural de Petrolina-PE, 31 anos, ambos envolvidos no assalto ao banco.
Segundo informações, eles foram capturados nas cidades de Araripe e Potengi quando dirigiam dois veículos do tipo GM S-10 RODEIO D, ANO/MOD. 11/11, de cor branca, placa NZL-5609, inscrição de Serrinha-BA e uma S-10 também de cor branca com “placas frias” PNI-0047-CE pertencentes a um veiculo tipo corola ANO/MOD.15/15 furtado na cidade de Juazeiro do Norte-CE.
 
Na ocasião, os assaltantes informaram o nome dos outros bandidos que, segundo eles, foram 11 no total. As investigações terão continuidade envolvendo várias equipes das polícias de Pernambuco e do Ceará, ainda uma equipe da Policia Federal oriunda do Estado do Pernambuco.  A qualquer momento mais informações.
Via: O Povo com a Notícia

BRASIL: Bruno é regularizado na CBF e pode estrear pelo Boa Esporte

"É um jogador que está bem determinado na ação do dia a dia dele, mas não consigo dar um prazo”, disse o treinador 

Previsto para estrear em 60 dias, o goleiro Bruno pode antecipar a sua volta ao futebol em um prazo ainda menor.De acordo com o técnico do Boa Esporte, Julinho Camargo, o jogador apresenta bem fisicamente, após passar por exames. Acreditou-se que Bruno poderia jogar já neste sábado contra o CAP Uberlândia, pela última rodada da fase de grupos do Módulo II do Campeonato Mineiro, no entanto, Julinho rechaçou a ideia.
“Neste sábado, com certeza não. Ele está evoluindo muito rapidamente nos treinamentos, e estamos estudando qual vai ser o momento ideal de retorno, para não atropelar o treinamento. É um jogador que está bem determinado na ação do dia a dia dele, mas não consigo dar um prazo”, disse o treinador, segundo informações do Estado de Minas.
De acordo com a publicação, o goleiro treina normalmente com o elenco e teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, na última semana.
Em 2010, Bruno foi preso pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho, além do assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samúdio. Contudo, após cumprir parte da pena, o goleiro foi solto e aguarda o julgamento em segunda instância do recurso contra a condenação.

15 anos de cadeia para Eduardo Cunha

 
G1
O Juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quinta-feira (30) o deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a 15 anos e 4 meses de reclusão. Esta é a primeira condenação dele na Lava Jato.
Na denúncia oferecida à Justiça Federal, o Ministério Público Federal (MPF) acusou Eduardo Cunha de receber propina em contrato da Petrobras para a exploração de petróleo no Benin, na África.
“O condenado recebeu vantagem indevida no exercício do mandato de Deputado Federal, em 2011. A responsabilidade de um parlamentar federal é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato parlamentar e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente”, afirmou o juiz federal na sentença.
A defesa do deputado cassado informou que vai recorrer ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).
“A defesa protocolou as alegações finais no início da noite de segunda-feira. Causa perplexidade a velocidade com que a sentença foi proferida, o que nos leva a duas conclusões: a peça da defesa, para o juiz, foi mera formalidade, eis que, muito provavelmente sua excelência já tinha, no mínimo, uma minuta de decisão elaborada; e, mais uma vez, tenta evitar que o STF julgue a ilegalidade das prisões provisórias por ele decretada. Isso é lamentável e demonstra a forma parcial que aquele juízo julgou a causa”, declarou a defesa.
Sérgio Moro absolveu o deputado cassado de lavagem de dinheiro em relação a uma transferência bancária internacional porque, de acordo com o juiz, os valores não foram provenientes de vantagem indevida. cunha também foi absolvido de evasão de divisas em relação à omissão de saldo de contas mantidas no exterior.

Mulher tira foto da filha sem perceber grave risco que a criança corre

Numa primeira olhada, você provavelmente vai se fixar na menina fofa que aparece na foto:Molly sorri para foto tirada pela mão na Austrália | Reprodução/Facebook(Bianca Dickinson)
Ela foi tirada nesta semana por Bianca Dickinson em Victoria (Austrália). Molly, de 2 anos, aparece sorridente segurando em uma grade.
Mas uma segunda espiada revela o grave risco que a menina correu:Uma cobra venenosa passa ao lado de Molly | Reprodução/Facebook(Bianca Dickinson)
Sim, uma cobra passava ao lado da criança no momento do clique! "Camuflado", o réptil tem a mesma cor de uma um cano ao fundo. Mais: a cobra em questão é considerada a segunda mais venenosa do planeta.
Bianca só percebeu horas depois, ao olhar as fotos do dia. Por sorte, nada aconteceu à menina. A autora da foto acha que o fato de Molly ter ficado parada para a foto contribuiu para um desfecho positivo.

Infelizmente maioria dos cristãos não conhece a Bíblia, revela pesquisa

Há um “abismo” entre os que se identificam como cristão e sua maneira de ver a vida

 
A maioria das pessoas que se identificam como “cristãos nascidos de novo”, termo que os distinguiria dos “cristãos nominais”, possuem uma visão de mundo que está em desacordo com a Bíblia.
Essa é a conclusão de um novo estudo realizado pelo Instituto Americano de Cultura e Fé, nos Estados Unidos [ACFI, na sigla original].
A constatação do levantamento, que entrevistou seis mil pessoas, é que os fiéis, apesar de frequentarem a igreja regularmente não conhecem a Bíblia em detalhes, ignorando e até contrariando os ensinamentos das Escrituras sobre princípios morais e hábitos cotidianos.
Segundo o ACFI, somente 14% sabiam responder questões básicas ligadas à fé que professam. Estranhamente, 30% possuem uma “perspectiva bíblica” da vida, embora 79% afirmam que vivem de acordo com as Escrituras. Além disso, apenas 40% se consideram “conservadores” em relação a questões políticas.
O questionário continha 20 perguntas, com temas envolvendo tanto comportamento social quanto conhecimento das doutrinas cristãs. As respostas dos entrevistados eram comparadas com trechos da Bíblia. Depois, separadas por faixas de acerto. A categoria “discípulos integrados” era a mais alta, identificando como as pessoas com maior conhecimento bíblico mostravam isso na prática, através de decisões em sua vida cotidiana.
“Nossa pesquisa coletou informações sobre atitudes e comportamentos relacionados a questões práticas como mentir, trapacear, roubar, assistir pornografia, conhecer a natureza de Deus e as consequências do pecado”, esclarece George Barna, líder do projeto intitulado Christianity 101 [Cristianismo Básico].

Dedé Santana faz acordo com a Globo e libera nome para 'Trapalhões'


O nome do humorista já pode ser usado no remake do programa 
O impasse entre Globo e Dedé Santana quase naufragou os planos de uma nova versão de 'Os Trapalhões'. Isso porque o humorista não queria ceder o seu nome para a atração, sem que a emisssora pagasse o que ele pediu.Ele está parado, sem contrato e precisa ganhar dinheiro. Ele não quer liberar o nome artístico quase de graça", revelou uma notícia ao colunista Leo Dias, no início das negociações.
A Globo seguiu apostando e escalou o elenco principal: Mumuzinho como Mussum, Lucas Veloso como Didi e Tadeu Mello como Zacarias. Faltava apenas Dedé.
O impasse, entretanto, chegou ao fim. Dedé e Globo chegaram a um acordo financeiro, o nome do humorista já pode ser usado e as gravações serão iniciadas.

Mais Informações: Polícia Militar recupera dois carros roubados e apreende arma de fogo em Iguaracy e Afogados, no Sertão do Pajeú

Nesta última quinta-feira dia (30), Policiais Militares do 23º BPM, recuperaram dois veículos roubados, apreenderam uma pistola e prenderam dois indivíduos na zona rural do município de Iguaracy e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Câmeras de segurança registraram o momento do roubo do veículo Strada, na cidade de Caruaru. Confira o vídeo abaixo:
Segundo a Polícia Militar, a Guarnição foi informada pela Central de Operações Batalhão que havia ocorrido um roubo na zona rural do município de Iguaracy, onde foi subtraído um veículo Fiat Uno, cor branca, placa KHY 8971. De posse das informações o efetivo da Guarnição realizou diligências, localizou e deteve o suspeito, identificado como: Aldair Claudio da Silva, o qual conduzia o referido veículo.
Após informações sobre um segundo envolvido de nome Geovásio Monteiro Lopes, a Guarnição de Afogados da Ingazeira montou bloqueio em via estratégica da cidade e interceptou o veículo Fiat/Strada Adventure, de cor branca, e placa ORE 8331, na Avenida Rio Branco em Afogados da Ingazeira. A Strada consta como roubada na cidade de Caruaru [vídeo]. Ao realizar abordagem, os policiais localizaram, dentro do carro (Strada), uma pistola 380, marca Taurus, municiada com 16 (dezesseis) munições.
Diante dos fatos os envolvidos, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local onde ficaram a disposição da autoridade policial para medidas legais. (Via: Portal Nayn Neto)

AGENTE PENITENCIÁRIO É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA, EM GARANHUNS


Um Agente Penitenciário que trabalhava em Arapiraca/AL e morava em Garanhuns/PE, foi encontrado morto com um tiro na cabeça na tarde desta quinta-feira (30), no apartamento que morava no bairro da Boa Vista, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com informações repassadas por sua companheira a polícia, Janailton estava afastado das funções realizando tratamento psicológico, pelo estado do corpo 

Colisão entre ônibus escolares deixa mortos e feridos no interior de Alagoas


Veículos envolvidos são das prefeituras de Junqueiro e Teotônio Vilela.
Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar vítimas das ferragens.

Dois ônibus escolares colidiram em São Sebastião (Foto: Arquivo Pessoal/Jair)Dois ônibus escolares colidiram em Junqueiro (Foto: Arquivo Pessoal/Jair Santos)

                                                                                        Colisão frontal entre dois ônibus escolares deixou vítimas mortas e feridas na rodovia AL-110 no interior de Alagoas, no trecho que compreende o município de Junqueiro, nesta quinta-feira (30). Os veículos envolvidos no acidente são das prefeituras de Junqueiro e de Teotônio Vilela.
O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local e recolheu os corpos de dois homens e três mulheres. Entretanto, inicialmente o Corpo de Bombeiros contabilizou seis mortes no local.

A assessoria de comunicação da Unidade de Emergência do Agreste (UE) informou que 45 pessoas deram entrada na unidade de emergência. Duas delas foram operadas em estado grave e encaminhadas para a Área Vermelha. Os demais pacientes estão fora de perigo.
O Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) solicita que voluntários compareçam para fazer doação de sangue. Os voluntários devem comparecer ao Hemoar, das 7h às 16h, que fica ao lado do Hospital Regional, próximo ao 5º Centro de Saúde, em Arapiraca.
O secretário de Comunicação e Eventos de Junqueiro, Jair Santos, esteve no local e disse que os motoristas dos dois ônibus morreram antes da chegada do socorro médico.

Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria de comunicação de Teotônio Vilela lamentou o acidente e informou que ao menos 6 pessoas morreram ainda no local, e que todos os esforços foram feitos para tentar salvar as vidas dos sobreviventes.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros e mais de 10 ambulâncias dos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e São Sebastião estão no local resgatando as vítimas – muitas delas em estado grave. Equipes da PM de Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e do 3º Batalhão também estão no local.
Segundo informações de testemunhas, o ônibus estudantil de Junqueiro seguia com alunos universitários para a cidade de Arapiraca. E o de Teotônio Vilela voltava de Arapiraca para a cidade, também com estudantes. A estimativa é que cada veículo transportava ao menos 35 pessoas.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Sertão de PE: Assalto na BR 428 próximo a Cabrobó quase termina em tragédia

Madrugada de medo e terror na altura do Km 13 da BR 428 próximo a entrada de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco

Na madrugada desta quarta-feira dia (29), por voltas de 01:30, ocupantes de um caminhão, Ford cargo de placa: PEH 8758 de Petrolina-PE, que retornava da cidade de Belém do São Francisco, foi interceptado por assaltantes e obrigados a adentrarem na caatinga. De acordo com informações do nosso parceiro do Blog Didi Galvão, as vítimas passaram quase duas horas sob a mira de armas e fogo e ouvindo ameaças a todo o momento. Quando retornaram para a BR foram obrigados pelos assaltantes a estacionarem o caminhão no meio da pista para forçarem a parada de outro caminhão que também trafegava pela BR, sendo que o motorista do outro caminhão assuntado ao perceber que se tarava de um assalto atingiu de forma violenta o caminhão Ford Cargo que estava parado.

Reforma da Previdência: NE será mais prejudicado, afirmam governadores


A reforma da Previdência Social, em tramitação no Congresso Nacional, e a renegociação das dívidas dos estados foram os principais pontos discutidos durante reunião dos governadores do Nordeste ocorrida nesta quarta-feira (29), no Palácio da Abolição, em FortalezaParticiparam do encontro representantes de sete dos nove estados da região. Bahia e Maranhão faltaram ao encontro.

Outra reclamação dos governadores é a de que, apesar do peso do Nordeste, eles não foram convidados a participar das discussões.  Para os governadores, o debate precisa ser aprofundado.

EM SALOÁ SECRETARIA DE TRANSPORTES DO MUNICÍPIO INTENSIFICA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E RODAGENS

Devido ao grande fluxo de carros e motos nas estradas do município o governo acelerou a recuperação das mesmas, esse trabalho é feito periodicamente através da secretaria de transporte, nesta etapa quase 100% já foi restaurado.
As maquinas agora trabalham intensamente para melhorar a entrada cidade para quem vem das cidades de Terezinha, Brejão, Lagoa do Ouro e Correntes, ou seja, do lado leste.

É muito importante realizar periodicamente a manutenção nas estradas do município devido ao grande fluxo de veículos, são eles: motos e carros de pequeno, médio e grande porte, uma estrada que sempre passa por manutenção diminui os gastos com os veículos que transitam diariamente pelas mesmas, oferecendo uma melhor trafegabilidade. Boas estradas são menos gastos com pneus, suspensão etc, disse o secretário de transporte Marcos Aurélio (Maruim), que destaca também a cobrança feita pelo prefeito Ricardo Alves em proporcionar o melhor para os saloaenses.

Mulher encarcerada pela família por 16 anos é resgatada no Ceará


  
290317Mulher encarcerada (1)
Uma mulher que foi mantida em cárcere privado por 16 anos foi libertada em Uruburetama, no Ceará. Maria Lúcia de Almeida Braga, de 36 anos, foi feita refém pelos próprios familiares após engravidar. O resgate aconteceu no dia 09 deste mês, mas só foi divulgado nesta quarta-feira (29), um dia após a prisão do irmão dela.
João de Almeida Braga, de 48 anos, foi preso por cárcere privado e maus tratos. A pena para os crimes vai até oito anos de reclusão. Os pais da vítima, de acordo com a polícia, são idosos e com diversos problemas de saúde.
Maria Lúcia foi colocada em cárcere privado aos 20 anos, após engravidar de um homem com quem teve um rápido relacionamento. Segundo o delegado Harley Filho, responsável pelo caso, a família optou por aprisioná-la para evitar que ela tivesse outro filho.
– Ela estudava na época. Conheceu um rapaz e quando terminou, segundo os familiares, apresentou um déficit mental. Isso foi se agravando e, nesse intervalo, ela engravidou de outro homem. Por vergonha, o pai optou encarcerá-la. Ela deu à luz e o filho foi entregue para terceiros – contou.
João era quem cuidava das finanças da família e que manteve a irmã refém após os pais apresentarem problemas de saúde. O pai deMaria Lúcia teve mais de um AVC. Já a mãe, que segundo o delegado, não concordava com o encarceramento, desenvolveu problemas psicológicos e vivia inerte em uma cama, sem falar com o marido.
– Eles são muito idosos e debilitados. Ele hoje tem mais 70 anos, teve alguns AVCs. A mãe não ajudava, não aceitava, mas convivia com isso. Ela praticamente vive no mesmo estado de penúria da filha. Conseguimos famílias dispostas a acolhe-los e eles estão sendo cuidados – disse o delegado.
De acordo a polícia, o quarto onde Maria Lúcia era mantida, não possuía banheiro e havia fezes e urina pelo local. O cômodo não tinha eletricidade e era iluminado somente pela luz da janela, fechada por um cadeado. Ela também não possuía roupas e era mantida nua. Segundo o depoimento dos familiares, a vítima se alimentava duas vezes por dia: às 10h e às 15h ou 16h.
– Era um cômodo três por três, com apenas uma rede. Estava muito fétido, úmido, com telhado próximo de cair e ela estava muito suja. Ela correu abrindo os braços para os agentes quando nos viu. Ela estava muito magra, mas já está recuperando o peso normal. Fala com dificuldade, mas está começando a escrever. Antes, fazia somente alguns desenhos sem nexo – contou.
A Polícia chegou ao local através de uma denúncia anônima.
– No dia 8 de março recebemos uma denuncia anônima dizendo que ela estava em cárcere privado. Fizemos diligência e encontramos o terreno. Para ingressar havia dois cadeados. Rompemos eles e avistamos três casas no terreno. Ela estava em uma delas. Quebramos quatro cadeados, no total, para entrar. É uma área de difícil acesso, que o carro não passa. Por mais que ela gritasse, não seria ouvida.
Após o resgate, Maria Lúcia foi levada ao hospital de Uruburetama, passou por exames regulares e agora está sob os cuidados de uma família local. O filho da vítima já foi identificado pela Polícia, segundo o delegado.
– Já o identificamos. Hoje tem 15 anos e já sabe do ocorrido. Estamos dando um tempo para que se acostume com a situação e que ela melhore. Teremos muita cautela com relação a um possível reencontro – disse.
A Polícia agora busca o pai do adolescente, que ainda não foi identificado. O pai de Maria Lúcia, será indiciado por maus tratos e cárcere privado mas, por causa da idade e condições físicas, o delegado não pedirá pela prisão.
– Vamos deixar a Justiça decidir pela prisão. Neste momento, estamos cuidando da vítima e fazendo todo o amparo social a esta família – finalizou.
http://extra.globo.com

Píton de 7 metros engole homem inteiro na Indonésia

 
Corpo inteiro de homem é retirado da barriga de uma píton | Reprodução da internet
Moradores de um vilarejo em Sulawesi (Indonésia) ficaram estarrecidos quando uma píton de 7 metros de comprimento teve a barriga aberta na última segunda (27/3).
Dentro dela estava o corpo de Akbar Salubiro, que estava desaparecido desde a noite de domingo (26/3).
O cadáver do agricultor ainda estava com as botas. Akbar havia sumido quando trabalhava na colheita de palmito na região. Vizinhos desconfiaram de uma píton que vagava pelos arredores e a caçaram. E então fizeram a descoberta estarrecedora. 

Conta de luz terá desconto de até 19,5% em abril, por devolução de cobrança indevida

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira (28) que chegará a quase 20% o desconto nas contas de luz no mês de abril, para compensar os consumidores pela cobrança indevida de um encargo voltado a remunerar a usina de Angra 3.
Veja ao fim da reportagem a relação das distribuidas e o desconto que cada uma vai aplicar às contas de luz no mês de abril.
De acordo com a agência, no total deverão ser devolvidos R$ 900 milhões cobrados nos últimos meses por meio do encargo, inserido nas contas de luz desde o ano passado de maneira indevida, já que Angra 3 ainda não entrou em operação.
A Aneel informou que o valor de R$ 1,8 bilhão, apontado anteriormente, se referia à estimativa do total que seria cobrado caso o encargo fosse cobrado de todos os consumidores pelo período de um ano, o que não ocorreu. Boa parte das distribuidoras cobrou o encargo por um período curto. Por isso, diz a Aneel, a devolução será de cerca de R$ 900 milhões.
A compensação pela cobrança irregular será feita de uma só vez e em forma de desconto no valor da conta de luz de abril. O desconto vai variar de R$ 0,347 a R$ 8,342 para cada 100 kWh, o que equivale a uma redução de 2% a 20% das contas.
Como as distribuidoras de energia fecham as contas em períodos diferentes do mês, em alguns casos o consumidor poderá ter o abatimento também em maio, segundo a Aneel. As distribuidoras terão que informar, no boleto da conta de luz, o valor do desconto.
Os clientes de três distribuidoras não vão ser compensados, porque, no caso deles, não houve cobrança indevida. As distribuidoras são: Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), Companhia Energética de Roraima (Cerr) e Boa Vista Energia.

Dois suspeitos de explodir agência bancária em Ipubi são presos em Bodocó

Após bandidos terem explodido uma agência do Banco do Brasil em Ipubi, no Sertão, a polícia conseguiu prender dois suspeitos de envolvimento no caso. A dupla foi encontrada na zona rural de Bodocó com dois carros utilizados durante a fuga. De acordo com a Polícia Militar, as buscas continuam para localização e captura dos outros integrantes da quadrilha.
Durante a madrugada desta quarta, por volta de 2h, cerca de 10 homens invadiram a agência fortemente armados. Os moradores acordaram ao som de, pelo menos, cinco explosões e rajadas de tiros de grosso calibre. Segundo testemunhas, a quadrilha fugiu em carros e motos em direção ao estado do Ceará. A quantia roubada não foi divulgada.
Policiais civis e militares de Ipubi, Araripina e Ouricuri foram acionados para a ocorrência e realizam diligências para tentar prender os suspeitos.

Aumenta número de casos de chikungunya em Pernambuco


A Secretaria de Saúde de Pernambuco está investigando possíveis casos renotificação de chikungunya no estado, durante os primeiros meses de 2017. O último boletim epidemiológico divulgado, da 12ª semana do ano, mostra que apesar de, comparado a 2016, haver a diminuição de 97,6% nos casos da doença desde janeiro, houve um aumento de 18% nos registros, com relação ao 11º levantamento, da semana anterior.
A tendência de aumento vinha sendo registrada desde o intervalo entre a 10ª e a 11ª semana, quando houve incremento de 23%. Ao todo, até 25 de março, foram notificados 883 casos de chikungunya, sendo que 190 foram confirmados e 268 descartados. De acordo com a gerente do Programa de Controle das Arboviroses de Pernambuco, Claudenice Pontes,é possível que pacientes que já tiveram chikungunya em outros períodos estejam sentindo sequelas e, nas unidades de saúde, sendo notificados como novos casos da arbovirose.
“Os relatos apontam que os pacientes que tiveram chikungunya adquirem imunidade à doença. O que fica é as sequelas, muitas vezes crônicas. O que pode acontecer é que, sem informação, as pessoas chegam aos postos com os mesmos sintomas de meses atrás e os médicos, sem saber que já houve diagnóstico anterior da doença, notifiquem novamente”, disse Claudenice. De acordo com ela, os números precisam ser investigados antes de avaliados como situação epidemiológica.
Ainda segundo Claudenice, as renotificações são mais comuns em pacientes idosos, já que os sintomas da doença são intensificados. “Estamos alertando os municípios para que seja feita essa checagem prévia nas suspeitas de chikungunya, mas preferimos que seja renotificado do que não notificado de forma alguma. Assim, podemos ter uma ideia mais precisa da situação de contaminação no estado e adotar estratégias mais efetivas”, explicou.
O mês de março é um dos meses mais propícios para a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, e, consequentemente, para a transmissão de arboviroses. Para Claudenice Pontes, apesar da diminuição do índice de infestação, é preciso controlar a população doente para que a contaminação não seja sustentada. “O interior das residências é o principal local de proliferação dos mosquitos, porque a população precisa armazenar água e acaba criando ambientes propícios ao aedes”, disse. (G1)

Inadimplentes e famílias sem condições de pagar contas crescem no país

 
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso chegou a 23,7% em março deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada hoje (28), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A taxa é superior aos 23% de fevereiro deste ano e aos 23,5% de março do ano passado.

PF erradica 362 mil pés de maconha plantados como ‘mandioca’ no Sertão de PE

No Sertão de Pernambuco, a operação ‘Baraúna’ da Polícia Federal (PF) erradicou 362 mil pés de maconha nas ilhas do Rio São Francisco que abrange os municípios pernambucanos de OrocóCabrobó e Belém do São Francisco. Foram localizados 97 plantios, 159 mil mudas da planta e apreendidas duas toneladas e 100 quilos de maconha pronta para o consumo.
A operação ocorreu entre os dias 15 e 22 de março e contou com 40 policiais entre federais, civis do Distrito Federal e militares do GATI e do Corpo de Bombeiros de Belém do São Francisco. Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais e contaram com o apoio de três aeronaves, além de botes infláveis do Corpo de Bombeiros.
Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal. Ninguém foi preso durante a operação.
De acordo com a Polícia Federal, os pés de maconha estavam sendo cultivados com uma plantação de mandioca para dificultar a localização do plantio ilegal de maconha. Ainda segundo a PF, se os 362 mil pés de maconha fossem colhidos e prensados daria para se fazer 120 toneladas de maconha pronta para o consumo.

Deputados cristãos, "Católicos e Evangélicos" confrontam MEC por “diversidade de gênero” nos livros escolares


Bancada evangélica reclamam que a inclusão desses temas como política pública deveriam passar pelo Congresso.
Finalmente a bancada evangélica se posicionou com clareza sobre as repetidas denúncias de doutrinação nos livros distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC). Até recentemente apenas o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ) mostrava as distorções introduzidas durante o governo Dilma Rousseff.
Através de um ofício do deputado federal Flavinho (PSB/SP), ao ministro Mendonça Filho (DEM), foi pedido que seja retirada das funções de uma de suas diretorias o desenvolvimento de “programas e ações sobre diversidade de gênero e orientação sexual”. No entendimento do parlamentar, a inclusão ou não desses temas como política pública deveriam passar pelo Congresso.
Segundo O Globo, Flavinho, em nome da bancada, contestou o decreto do ministério, publicado no Diário Oficial da União em 14 de março, que relata as atribuições de cada secretaria e diretoria do MEC.
O deputado paulista reclama que “A introdução destas terminologias não condiz com o anseio da imensa maioria dos cidadãos”. Portanto, ele sugere “que sejam retirados do decreto supracitado os termos ‘orientação sexual’ e ‘diversidade de gênero’ e aproveito para reafirmar que se o Executivo deseja tratar desta temática que encaminhe ao Congresso Nacional projeto de lei que verse exclusivamente sobre esta temática”.
O desenvolvimento de programas sobre “diversidade de gênero” e “orientação sexual”, não chegam a ser novidade na diretoria do MEC. Os termos já constavam como uma de suas obrigações em regra anterior ao decreto deste mês.
O embate da bancada com o MEC é recorrente. O deputado Flavinho (PSB-SP) é relator do Projeto de Lei 867/2015, mais conhecido como “Escola sem Partido”. O presidente da comissão que analisa a proposta é o deputado Marcos Rogério (DEM/RO), enquanto a vice-presidência ficou com o deputado Pastor Eurico (PHS/PE). Todos são evangélicos.

TSE RECEBE PEDIDO DE INELEGIBILIDADE DE EX-PRESIDENTA E CASSAÇÃO DE MICHEL TEMER


Foto: Portal Amazonas

Fontes que acompanham investigações sobre Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) informaram que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do atual presidente e da presidente cassada. A manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) mantida sob sigilo, foi encaminhada na noite dessa terça-feira (28) ao TSE.

O julgamento da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014 foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira, dia 4. O TSE dedicará quatro sessões da semana que vem - duas extraordinárias e duas ordinárias - para se debruçar sobre o caso, que poderá levar à cassação de Temer e à convocação de eleições indiretas.

No ano passado, um parecer do Ministério Público Eleitoral recomendou que fosse rejeitado o pedido da defesa de Temer para separar sua responsabilidade em relação à da ex-presidente Dilma Rousseff no processo. Na época, Dino afirmou que "o abuso de poder aproveita a chapa em sua totalidade, beneficiando a um só tempo o titular e o vice".


A ação que investiga a última disputa presidencial foi proposta em 2014 pelo PSDB, partido derrotado nas urnas pela chapa encabeçada pelo PT. Nas alegações finais entregues ao TSE nos últimos dias, o PSDB isentou o presidente Michel Temer de responsabilidade.

FEBRE AMARELA CHEGA A ALAGOAS


Atualmente no Brasil foram confirmados 492 casos de febre amarela em todas as regiões do país.Desde dezembro quando o surto foi iniciado o Ministério da Saúde recebeu mais de duas mil notificações em 17 estados.Destas, 511 foram descartadas.Mais de  mil casos permanecem sob investigação.

Já são 162 mortes confirmadas por febre amarela, das 277 notificadas.Outro 98 óbitos estão em investigação e 20 foram descartados.O Nordeste não é área endêmica, mas a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de todos estados estão em alerta.Em Alagoas por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau ) confirmou ontem, 28, a morte de um macaco da espécie sagui por febre amarela.O animal foi encontrado numa região de mata, entre o Jardim do Horto e o bairro Murilópolis.

O caso foi detectado em setembro do ano passado, mas apenas seis meses depois houve a confirmação do material analisado.Em nota a Sesau informou que, apesar de não haver o registro de casos de febre amarela em humanos no território alagoano, foi detectado o vírus da doença em um primata morto no mês de janeiro.

OUTRO MACACO FOI ENCONTRADO MORTO HOJE

O Centro de Controle de Zoonoses ( CCZ) de Maceió investiga a morte de outro macaco que foi encontrado nesta quarta-feira, 29, em Ipioca, litoral norte de Alagoas.Existe a possibilidade de que o animal também tenha sido vitima da febre amarela, porém , os procedimentos para constatar a causa da morte só serão iniciados na manhã desta quinta-feira,30.O corpo do animal foi conduzido para a sede da CCZ.
Nesta manhã, equipes do CCZ e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram em uma mata na Gruta de Lourdes, na região do Horto, para capturar mosquitos transmissores da febre amarela. O local é onde foi achado um macaco morto em setembro do ano passado, que tinha o vírus da doença

quarta-feira, 29 de março de 2017

Correios poderá fazer demissões em massa

Acumulando prejuízos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) avalia uma medida radical para fechar o rombo em seus cofres: uma forma de driblar a estabilidade dos empregados e fazer demissões motivadas", com o objetivo de reduzir o quadro de pessoal; estimativas preliminares indicam a necessidade de enxugamento de 20 mil a 25 mil funcionários para equilibrar as despesas operacionais e dar sustentabilidade aos Correios; possibilidade já enfurece sindicato de trabalhadores da empresaCaso a medida realmente vá adiante, seria um precedente importante para outras estatais em crise, ao relativizar a estabilidade de trabalhadores que ingressaram por meio de concurso

Governadores vão debater reforma da Previdência


Após ser pego de surpresa com a decisão do presidente Michel Temer (PMDB) de repassar parte da reforma previdenciária para os Estados, o gover­­­­nador Paulo Câmara (PSB) se prepa­­­­ra para discutir o projeto com chefes do Executivo estadual de todo o País. O gestor chegou a externar, publicamente, que faltava diálogo no debate sobre os pontos da reforma que tramita no Congresso Nacional. A expectativa, a partir de agora, é ampliar o diálogo.

Os gestores do Nordeste planejam uma reunião no começo de abril. Os administradores estaduais de todo o País deverão se encontrar, em Brasília, para debater o impacto da proposta nos Estados. Segundo o gestor, a reforma chegou em um ponto onde foram envolvidas muitas controvérsias e é preciso repensar as mudanças.