O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

terça-feira, 16 de maio de 2017

Casos de Sífilis em Pernambuco quintuplicam em três anos

 
A sífilis, uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais antigas da humanidade, ainda desponta como um desafio à saúde pública de Pernambuco. Isso porque os novos casos não param de crescer no Estado. Apenas nos últimos três anos, o número de pessoas que adquiriram a enfermidade foi multiplicado por cinco, numa clara demonstração da escalada da ISTs. As notificações subiram 152% entre 2014 e 2015, e mais 103% se observamos 2015 e 2016.
Essas estatísticas oficiais podem ser a ponta de um cenário ainda maior, já que muitas pessoas nunca se testaram para a doença e os dados sobre as formas adquiridas, gestacional e congênita apresentarem de forma muito desigual. Apesar das melhorias e agilidade no diagnóstico, um dos principais desafios está em tratar, curar e impedir que os pacientes voltem a se reinfectar ampliando a cadeia de contaminação.
“Saber que existem muitos outros casos a gente sabe, mas falta o diagnóstico”, destacou o gestor do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/Hepatites Virais), François Figueiroa. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) junto com várias prefeituras tem tentado expandir a testagem rápida de sífilis em todos os municípios, oportunizando a acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário