O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Operação Lei Seca vai usar cães e intensificar fiscalização de táxis e ônibus no carnaval em Pernambuco


Para reforçar a fiscalização nas rodovias de Pernambuco, a Operação Lei Seca vai utilizar cães da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) em locais estratégicos, durante o carnaval. A ação fiscaliza a ingestão de álcool por motoristas, um dos principais causadores de acidentes.
Segundo o coordenador da Operação Lei Seca em Pernambuco, coronel Luciano Nunes, neste ano, as blitze também serão focadas em táxis e ônibus que trafegam no estado. Ele explica que a utilização dos cachorros, além de facilitar a detecção de entorpecentes, também inibe a atuação de criminosos. O foco da operação será o Grande Recife, Litoral e Caruaru, no Agreste do estado.
“Vamos revezar a utilização de uma equipe da CIPCães, junto com as equipes já existentes. Com o policiamento com os cães, a fiscalização fica mais ostensiva, o que, consequentemente, inibe e diminui as investidas criminosas”, afirmou Luciano. Outra medida é o reforço das fiscalizações durante os períodos em que o Samu e os Bombeiros registram maior incidência de acidentes. “No ano passado, isso diminuiu quase 22% as ocorrências”, completou.
Outra medida, anunciada para o período de prévias e do carnaval, é a utilização de quatro novas motos para evitar a fuga de condutores durante as blitze. Outras quatro viaturas já atuavam nas abordagens.
Ainda segundo o coronel Luciano, ao se deparar com as blitze, muitos condutores fazem manobras arriscadas, inclusive, pela contramão. Nesse sentido, os agentes em motos facilitam a mobilidade para autuar e evitar que os motoristas causem acidentes ao tentar fugir. Durante o carnaval, também haverá o reforço de uma unidade de monitoramento e leitura de placas de carros, para verificar o tráfego de veículos roubados ou até mesmo com situação irregular.
"Pela primeira vez, também teremos rádios diretamente ligados ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), copiando em tempo real o que acontece nas regiões das blitze e facilitanto o atendimento e transmissão das ocorrências", explicou Luciano. Atualmente, a Operação Lei Seca conta com nove blitze, diariamente, com 13 integrantes, sendo quatro policiais, quatro agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), três agentes de saúde e dois profissionais terceirizados.
Saúde: Durante o carnaval, as blitze da Operação Lei Seca também vão contar com ações em saúde, com trabalhos de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre arboviroses e distribuição de preservativos.
Em cinco anos, mais de 148 mil multas por dirigir alcoolizado foram aplicadas em Pernambuco dentro da operação. Em todo o estado, a Operação Lei Seca envolve cerca de 210 profissionais. Por blitz, atuam aproximadamente 13 agentes de três órgãos do estado: Secretaria Estadual de Saúde (SES), Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), sendo quatro militares, quatro agentes do Detran e três técnicos da SES, além de motoristas para van e guincho.
Em todo o estado, apenas em 2015, foram registrados 35.128 atendimentos de acidentados em transporte terrestre, dos quais 26.637 (80%) envolveram motociclistas. O Sertão de Pernambuco é responsável por 37% desse número, somando 13.090 acidentados. O destaque foi para Petrolina, que registrou 3.340 atendimentos. Em seguida, ficou Ouricuri, com 3.013; Serra Talhada, 2.350; Salgueiro, com 1.719; Afogados da Ingazeira, 1.386 e Arcoverde, com 1.282. (Via: G1 PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário