O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Temer sanciona lei que torna vaquejada manifestação e patrimônio cultural



O presidente Michel Temer sancionou sem vetos a lei que eleva rodeios, vaquejadas e outras expressões artístico-culturais à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial.

Em julgamento feito em 6 de outubro, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional uma lei cearense que regulamentava eventos desse tipo. Desde então, a proposta que visava à sua legalização ganhou força no Congresso Nacional e foi aprovada no mesmo dia (1º de novembro) tanto na Comissão de Educação, Cultura e Esporte quanto no plenário do Senado. A decisão do STF resultou também em uma manifestação contrária a ela, feita por vaqueiros no dia 11 de outubro na Esplanada dos Ministérios.
A vaquejada é uma atividade competitiva bastante praticada no Nordeste brasileiro, na qual os vaqueiros têm como objetivo derrubar o boi, puxando-o pelo rabo. As pessoas contrárias à atividade argumentam ser comum o tratamento cruel de animais. Com a sanção presidencial publicada no Diário Oficial da União de hoje (30), a prática passa a ter respaldo legal.
Na defesa que fez de seu relatório aprovado em novembro, o senador Roberto Muniz (PP/BA) argumentou existir ações de aperfeiçoamento da atividade para proteção do animal. Segundo ele, é preciso discutir formas de cuidar bem dos animais sem que seja necessário negar a prática de manifestações culturais, e que a proibição da vaquejada representa "desprezo do que é a cultura nordestina", em especial a cultura do interior do país.
Com a sanção da lei, além da vaquejada passam também a ser considerados patrimônio cultural imaterial do Brasil o rodeio e as expressões culturais decorrentes dela - caso de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, paleteadas, Team Penning e Work Penning, e provas como as de rédeas, dos Três Tambores e Queima do Alho. Também se enquadram como patrimônio cultural imaterial os concursos de berrante, apresentações folclóricas e de músicas de raiz.
Wildemberg Sales foi um dos organizadores do Movimento Vaquejada Legal no Distrito Federal (DF), evento feito em outubro contrário à decisão do STF. Segundo ele, cerca de 700 mil famílias vivem de forma direta ou indireta da vaquejada em todo o país. Ele também alega não haver agressão aos animais durante os espetáculos e que essas suspeitas decorrem, em parte, do fato de a vaquejada ser confundida com outras atividades, como é o caso da farra do boi

“VEREADORES DE SALOÁ/PE PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA COM O VICE-GOVERNADOR


IMG_1539O município de Saloá realmente está em alta junto ao governo do Estado, e a prova disto é a forma com que os políticos da cidade são tratados pelos integrantes do Palácio do Campo das Princesas. Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, o prefeito Ricardo Alves (PMDB) esteve acompanhando os vereadores eleitos nas últimas eleições municipais, em um encontro com o governador Paulo Câmara e o vice Raul Henry. Dentre os futuros parlamentares presentes na reunião estavam, Jamelão, Reinaldo Martins, Jr. de Rivaldo, Eduardo e Beto da Saúde.
IMG_1541
O encontro foi promovido pelo vice-governador que fez questão de conhecer os novos vereadores do seu partido (PMDB), que estarão ao lado de Ricardo Alves nos próximos quatro anos de sua gestão. Segundo as informações repassadas por assessores do prefeito, tanto o governador quanto o vice Raul Henry, ficaram bastante satisfeitos com o desempenho do prefeito Ricardo, e com a sua bancada de vereadores. Vale destacar, que o prefeito de Saloá/PE contará ainda com o apoio dos edis Ronaldinho Birunda (PSB), Tisley Vicente (PRB) e Ivan do Coêma (PSDB), tendo assim, uma ampla maioria para aprovação de projetos e matérias do governo.
Em muito poucas oportunidades se viu uma parceria tão sólida entre o município de Saloá e o governo do Estado quanto a que se ver atualmente, isso fruto de um bom relacionamento entre Ricardo Alves, o governador Paulo Câmara (PMDB), o vice Raul (PMDB) e o deputado federal Danilo Cabral (PSB), que está sempre em contato com os saloaenses. Segundo o prefeito esta relação de confiança entre os governos deve se estreitar ainda mais nos próximos anos, já que os projetos que serão executados na sua gestão serão apoiados ainda mais pelo governo do Estado.
Ricardo Alves disse ainda que o encontro foi bastante proveitoso e, que outros ainda acontecerão, inclusive, com as presenças do governador e do vice vindo ao seu município. O encontro desta segunda foi realizado em um hotel da capital pernambucana. Fotos: Assessoria da Prefeitura de Saloá/PE

Quadrilha invade aeroporto, rouba carro-forte e troca tiros com policiais no Piauí


Uma quadrilha invadiu o aeroporto do município de Floriano (PI) e trocou tiros com policiais militares durante assalto na manhã desta terça-feira (29). 

A ação criminosa foi registrada por volta de 10:30 e o policiamento de toda a região foi acionado e está em perseguição.

O PM ferido ainda não teve a identidade revelada, mas seria da Força Tática. De acordo com o coronel Marcos Antônio, subcomandante de policiamento no Serrado, o tiro que atingiu o militar seria de fuzil e atravessou o colete. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Tibério Nunes e está fora de perigo. “O colete foi essencial para salvar a vida do policial”, explicou.

A abordagem dos criminosos ocorreu logo após o pouso do avião que transportava valores. O dinheiro seria retirado e colocado em um carro forte, momento em que foi atacado pela quadrilha fortemente armada. O policial baleado fazia a escolta mas um malote acabou sendo levado pelos bandidos. A ação não teve reféns.

“Segundo informações eles fugiram com direção a Jerumenha. A Polícia está fazendo barreiras para que a gente possa prender os elementos”, completou o policial.

O advogado Raniery Almeida, da Esaero – empresa que administra o aeroporto de Floriano – informou que a quadrilha  rompeu as cercas de proteção em dois carros pretos e anunciaram o assalto. O bando surpreendeu até os policiais militares que faziam a escolta dos carros-fortes.

Os homens estavam armados com fuzis e metralhadoras: A escolta de empresa privada é de total responsabilidade da segurança privada. Por tanto a presença dos policiais na escolta, leva a suspeitar que os mesmo estivessem fazendo o chamado ‘bico’, e ainda usando a viatura da segurança pública do Piauí, o que é crime. (Via:180Graus)

Blog: O Povo com a Notícia

Inscrições para o programa CNH Popular se encerra no próximo domingo (04)

Com as inscrições iniciadas nessa quarta-feira (16), o programa CNH Popular beneficia 4.504 cidadãos para o ano de 2017. O prazo para cadastro se estende até o dia 4 de dezembro. Para se candidatar a uma das vagas é preciso acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e fazer o cadastro.
Interessados no serviço devem entrar no site www.detran.pe.gov.br e clicar em “Leia Mais” onde consta o banner da “CNH Popular 2017”. No momento da inscrição, cada candidato deve aceitar e concordar com os termos esabelecidos no edital. Depois, deve selecionar um dos grupos participantes do programa, preencher os dados pessoais e perguntas sobre escolaridade, situação empregatícia, valor da renda, dentre outros questionamentos.
Em seguida, o candidato espera até o dia 14 de dezembro, quando uma relação com os selecionados será divulgada de acordo com o segmento escolhido.
O passo seguinte é a convocação, que ocorre a partir do dia 10 de janeiro, em que os aprovados devem comparecer ao Detran-PE com a documentação exigida para comprovar as informações repassadas durante o cadastro. Caso tudo esteja correto, o contemplado aproveita o benefício de maneira gratuita.
Quem pode se candiatar às vagas
As vagas estão distribuídas entre a Região Metropolitana do Recife (RMR) e o interior do Estado, com 2.252 disponíveis para cada. Existem oito segmentos aptos a concorrer para primeira habilitação, adição de categoria ou renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todas nas categorias A (veículo de duas rodas) ou B (automóvel). São eles: aluno do ensino público tradicional, alunos de programas como EJA (Educação para Jovens e Adultos), Travessia ou Supletivo, ex-aluno do ensino público, desempregado com renda familiar de até três salários mínimos, beneficiário do Programa Bolsa Família, beneficiário do Programa Chapéu de Palha, pessoa que nunca trabalhou e possui renda familiar de até 3 salários mínimos ou trabalhador com remuneração de até 2 salários mínimos.
O resultado com os contemplados pelo programa será divulgado no site do Detran-PE no dia 14 de dezembro. Para maiores informações, os interessados podem ligar para o número 3453-1514.
Do JC Online

Chuvas evitam nova redução de vazão do São Francisco

O registro de chuvas na bacia do rio São Francisco nos últimos dias foi o motivo para a manutenção da vazão atual do chamado rio da integração nacional no reservatório de Sobradinho, na Bahia. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (28), durante reunião de avaliação dos efeitos da vazão reduzida, promovida em Brasília (DF), pela Agência Nacional de Águas (ANA), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia. Há algumas semanas, quando foi autorizada a redução da defluência, a programação era para uma vazão de 750 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do dia 21, na semana passada, chegando a 700m³/s a partir de ontem.
A equipe técnica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) apresentou um relatório com fotos sobre a vistoria no Baixo São Francisco, para avaliar os efeitos da defluência de 750m³/s durante a primeira semana da medida. De acordo com a apresentação, houve o registro de banco arenoso emergindo nas proximidades da cidade de Juazeiro (BA) e presença de retroescavadeiras para garantir a captação de água para a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), entre outros reflexos.
TRÊS MARIAS
Por outro lado, também devido às chuvas, a defluência no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, será reduzida paulatinamente, até atingir o patamar de 165 m³/s. Durante a reunião, técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) contestaram a informação veiculada em órgãos de comunicação de que há previsão do fenômeno La Niña na bacia do São Francisco. De acordo com as informações passadas, a precipitação será muito pequena, motivo pelo qual não dá para classificar como o fenômeno.
Durante a reunião da ANA também houve apresentação dos cenários previstos para o ano de 2017. Conforme os técnicos da área, a expectativa é de que o nível de armazenamento no reservatório de Sobradinho varie entre 9% e 12% e em Três Marias, entre 20% e 28%. Com isso, o cenário aponta que, com a vazão variando entre 800m³/s e 700m³/s em 2017, em dezembro do próximo ano o nível de armazenamento representará 10% da capacidade do reservatório.
Nova reunião para discutir o tema está marcada para a segunda-feira (05), a partir das 10h, igualmente transmitida por videoconferência

Cinco são detidos no Sertão da PB suspeito de triplo homicídio em Santa Terezinha


Cinco homens foram presos na manhã desta terça-feira (29) na zona rural de Imaculada, no Sertão paraibano. Segundo informações do delegado Cristiano Jacques, eles são suspeitos de participação em um triplo homicídio no município de Santa Terezinha, em Pernambuco, no domingo (27). Imaculada fica a cinco quilômetros da cidade pernambucana.
Três jovens - dois de 18 e um de 24 anos - foram mortos a tiros e um, de 18, ficou ferido no caso. De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, os crimes ocorreram em lugares diferentes, mas podem ter ligação, motivadas por um acerto de contas de grupos envolvidos com o tráfico de drogas.
As prisões aconteceram durante uma ação das polícias dos dois estados. Ainda de acordo com Cristiano Jacques, outros dois suspeitos foram detidos na cidade onde ocorreram os homicídios. A polícia acredita que os cinco homens façam parte de uma organização criminosa que atua na Paraíba e em Pernambuco.
Em Imaculada, o trio foi encontrado dentro de uma casa abandonada com espingardas, revolveres e pistola. Os investigadores ainda apreenderam cocaína, maconha e crack. A dupla apreendida em Pernambuco foi levada para a Delegacia de Princesa Isabel, onde o grupo vai ficar detido até a audiência de custódia.

Grupo que arrombava caixas praticava dois crimes por mês em PE, diz polícia


A Polícia Civil de Pernambuco divulgou, nessa segunda-feira (28), o balanço da ‘Operação Chapa Quente‘, que desarticulou uma quadrilha suspeita de arrombar caixas eletrônicos usando maçaricos. De acordo com o delegado de Repressão aos Roubos e Furtos, Vinicius Notari, o grupo chegava a praticar dois assaltos por mês. Ao menos 14 investidas são relacionadas ao grupo.
Segundo a polícia, entre vas ações criminosas estão os assaltos ao Banco do Brasil de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, em 21 de março deste ano, e ao Banco do Brasil de Moreno, no Grande Recife, em outubro de 2015. A operação foi deflagrada na sexta-feira (25).
Ao todo, foram presas oito pessoas e outras três ainda estão foragidas, sendo que a polícia tem apenas a qualificação de uma delas é pediu ajuda à população para identificar as outras.Integrantes do grupo são de Santa Catarina, no Sul do País.
Segundo o delegado, eles é que tinham o conhecimento técnico. Para a polícia, Joinville, naquele estado, é uma cidade bastante industrial e, por isso, muita gente vem de lá pra treinar outros suspeitos em Pernambuco.
As investigações tiveram início há cerca de cinco meses. A polícia chegou a prender quatro suspeitos no dia 28 de julho deste ano, quando a quadrilha tentou roubar o caixa do banco Santander de Bezerros, no Agreste.
Em um táxi, logo após a investida, a polícia também encontrou dois homens, que davam suporte à ação e carregavam equipamentos utilizados na investida, como maçarico e furadeira de fixação magnética.
De acordo com Vinícius Notari, quando somadas, as penas referente aos 14 assaltos chegam a mais de 30 anos de prisão.
Balanço
De acordo com o delegado Paulo Berenguer, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, foram presas 88 pessoas, apenas neste ano, suspeitas de envolvimento com investidas criminosas a instituições financeiras. Foram desarticuladas 13 quadrilhas e houve o indiciamento de mais de 270 pessoas, também suspeitas de praticar esse tipo de crime. (G1)

Esperança! Seca de cinco anos no Nordeste poderá estar perto do fim


A falta de chuva no Nordeste é responsável por 60% do prejuízo causado por problemas climáticos no Brasil. Não era para menos. Com cinco anos de estiagem, rios secaram na região, animais morreram e vários produtores desistiram de plantar.
Vivemos nesse período um dos El Niños mais fortes da história. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estiagem. O fenômeno agora mudou. Com o La Niña em curso, o quadro é outro. As chuvas vão retornar para o Nordeste. Em algumas localidades isso já aconteceu.
Neste momento estamos com uma janela de tempo seco no Nordeste por causa de um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico de altos níveis, o VCAN. Este sistema impedirá apenas momentaneamente a atuação das instabilidades.
Segundo Desirée Brandt, meteorologista da Somar, em dezembro as chuvas já retornam para o Matopiba e, no primeiro trimestre do ano que vem, serão intensas.
Em algumas cidades do Ceará, como é o caso de Morrinhos, a previsão indica mais de 700 milímetros em 30 dias. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, a situação também será bem melhor.
Em algumas localidades, a umidade do solo já aumentou e apresenta índices de 60%. “Será um verão generoso para os produtores nordestinos, que já foram tão penalizados”, diz Desirée.
*Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PE soma 108 roubos e furtos a bancos, caixas eletrônicos e carros fortes

De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 108 crimes contra o patrimônio em Pernambuco, uma modalidade que engloba roubos e furtos a bancos, caixas eletrônicos e carros fortes.
No mesmo período foram realizadas 55 tentativas. Os números foram divulgados na manhã desta segunda-feira pela Polícia Civil, durante entrevista coletiva no auditório do Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri), no Recife.
De acordo com os delegados Paulo Berenguer e Vinícius Notari, a quantidade de ocorrências consumadas de roubo a banco foram reduzidas em 37,9%, se comparadas com o mesmo período no ano passado.
Na ocasião, a Força-tarefa de Repressão aos Crimes de Roubo e Furto divulgou ainda um balanço dos trabalhos realizados e apontou a desarticulação de 13 quadrilhas e a prisão de 88 pessoas envolvidas em três ações em que foram utilizados maçaricos, três com explosivos, cinco por roubo a banco, um por assalto a carro forte e um por “pescaria”, modalidade que retira envelopes de dinheiro com um equipamento que imita um anzol. De janeiro a outubro 271 suspeitos foram indiciados e mais 95 inquéritos foram encaminhados à Justiça com autoria definida.
Ainda durante a coletiva foi apresentado o resultado de uma operação que prendeu quatro homens suspeitos de arrombamentos de agências bancárias e caixas eletrônicos no Recife e em outras cidades de Pernambuco. A Operação Chapa Quente cumpriu ainda mandados de prisão contra outros quatro acusados de participação nos crimes que já cumprem pena no regime prisional.
A quadrilha vinha sendo investigada há cinco meses pela Delegacia de Policia de Roubos e Furtos, com apoio do Núcleo Depatri e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, a Dintel. De acordo com a polícia, o grupo contava com a participação de integrantes de outros estados. Entre as agências arrombadas pela gangue está o Banco do Brasil de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Trinta policiais, entre delegados, agentes e escrivães participaram do trabalho operacional.

Atenção: Uma adolescente de 16 anos mata professora a golpe de faca no Sertão de PE


Uma professora de 55 anos, foi assassinada a golpe de faca na manhã deste domingo (27), na zona rural de Bodocó, no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu por volta das 11:40 na comunidade do Sítio Meleiro no segundo distrito do município.
De acordo com a polícia, a vítima Edileuza Raimunda Nobre, professora, casada, de 55 anos, se encontrava no interior de uma residência quando foi surpreendida pela estudante de iniciais R. E. S., de 16 anos, que armada com uma faca desferiu um golpe no pescoço da professora, que não resistiu e faleceu no local do ocorrido.
Segundo informações do site do Nilson Macedo, após a consumação do assassinato, a menor infratora fugiu da cena do crime adentrando na caatinga, não sendo possível a sua localização. Na ocasião, ninguém soube informar o motivo que levou a adolescente mata a professora.
O corpo da vítima foi removido e o caso foi registrado e será investigado pela 24ª Delegacia de Homicídios sediada na cidade de Araripina.

Avião da Chape cai, e autoridades informam: 76 mortos e 5 sobreviventes


Aeronave perdeu contato com aeroporto de Medellín e feito pouso forçado quando sobrevoava cidades de La Ceja e Abejorral; Danilo, Follmann, Ruschel sobrevivem
Por GloboEspoprte.comMedellín, Colômbia
Info QUEDA AVIAO Chapecoense b (Foto: infoesporte)
Uma tragédia no futebol mundial e especialmente brasileiro. O avião que transportava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional fez um pouso forçado na madrugada desta terça-feira na região de Antióquia, em gravíssimo acidente na Colômbia. Segundo informações do chefe da Polícia de Antioquia, José Acevedo, 76 pessoas morreram. Os goleiros Danilo e Follmann, o lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel Valmorbida estão entre os sobreviventes confirmados, assim como uma aeromoça, ainda com identidade não revelada.
De acordo com a rede de "TV Caracol", a aeronave sobrevoava as cidades colombianas de La Ceja e Abejorral quando perdeu contato com a torre de controle do aeroporto José Maria Córdova.
 
Resgate do avião da Chapecoense (Foto: Fabricio Crepaldi)
A delegação da Chape saiu de Guarulhos para Bolívia em voo comercial com 72 passageiros e nove tripulantes. Após escala técnica, deixou Santa Cruz de La Sierra em direção a Medellín. Quando sobrevoava a região de Antióquia perdeu contato com o aeroporto, que confirmou o acidente. A causa do acidente teria sido uma pane elétrica. Ainda de acordo com a imprensa local, o piloto teria liberado combustível para evitar explosão após o pouso forçado.
 
Lateral Alan Ruschel é resgatado com vida e levado para hospital colombiano (Foto: Efe)
A Chapecoense viajaria diretamente para Medellín em um voo fretado, o que foi desautorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Assim sendo, a delegação do time catarinense foi forçada a mudar seus planos e embarcar primeiro para São Paulo. De lá, pegou o voo para a cidade colombiana.
Segundo a imprensa colombiana, o local da queda do avião, próximo ao aeroporto, seria de difícil acesso. Além disso, o mau tempo na região metropolitana de Medellín atrapalharia ainda mais o resgate. Dois helicópteros da força aérea do país sobrevoam a área para auxiliar no trabalho das equipes de resgate. Dois helicópteros estão sendo utilizado no resgate.
De acordo com informações fornecidas pelo aeroporto José Maria Córdova, a aeronave perdeu contato com a torre de controle às 21h33 locais (0h33 de Brasília) e teria caído às 22h15 (01h15 de Brasília).
 
Imprensa colombiana confirmou o resgate das vítimas (Foto: Caracol Rádio)
"O Comitê Operativo de Emergência do aeroporto José Maria Córdova informa que às 10 horas da noite uma aeronave com matrícula CP2933 proveniente de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, da empresa Lamia Corporation, com matrícula boliviana se declarou em emergência entre o município de Ceja e La Union, a aeronave se declarou com falhas elétricas, segundo foi informado a Torre de Controle da Aeronáutica".
Devido ao difícil acesso e às condições climáticas de baixa visibilidade, está sendo difícil o trabalho de resgate dos feridos. Autoridades locais pedem aos moradores da região que possuam camionetes 4x4 que auxiliem na busca das vítimas. Residentes dos arredores dizem não ter ouvido estrondos de queda.
 
Resgate dos sobreviventes da queda do avião em Medellín (Foto: Teleantioquia)
Em nota oficial, a Conmebol suspendeu todas as atividades envolvendo a Confederação, inclusive a partida, duelo de ida pela final da Sul-Americana, que estava marcada para quarta-feira às 21h45 (de Brasília) em Medellín.
“A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que há sido notificada por autoridades colombianas que o avião em que viajava a delegação do Atlético Chapecoense do Brasil sofreu um acidente em sua chegada à Colômbia. Estamos em contato com as autoridades e à espera de informações oficiais. A família Conmebol lamenta enormemente o ocorrido. Todas as atividades da Confederação ficam suspensas até novo aviso.”

Confira a lista dos jogadores que viajaram para a Colômbia

Jogadores
Goleiros: Danilo e Follmann;
Laterais: Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo;
Zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto;
Volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco;
Meias: Cleber Santana e Arthur Maia;
Atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Comissão técnica
Treinador - Caio Júnior
Auxiliar técnico - Duca
Preparador Físico - Anderson Paixão
Preparador de Goleiros - Boião
Fisiologista - Cezinha
Médico - Dr. Marcio
Fisioterapeuta - Rafael Gobbato
Analista de Desempenho - Pipe Grohs

Pernambuco: Policial feminina reage a assalto e mata um dos criminosos


A policial militar foi abordada por dois homens e um adolescente
pfemrember
Uma universitária reagiu a um assalto e terminou matando um dos assaltantes, na noite da última quarta-feira (23). A mulher, que também é soldado da Polícia Militar de Pernambuco, estava de motocicleta na avenida Abdias de Carvalho, nas proximidades da Faculdade Estácio de Sá, quando foi abordada por dois homens e um adolescente.
Ela reagiu e atingiu dois deles. Um dos assaltantes morreu na hora. O outro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O terceiro envolvido no crime conseguiu fugir e teria levado a arma da PM. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
O delegado João Gaspar informou que a policial prestou depoimento e, em seguida, foi liberada, já que ela teria agido em legítima defesa. O corpo de um dos criminosos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Da Folha de PE

COORDENAÇÃO DE CONTROLE DE ENDEMIAS ALERTA PARA CUIDADOS COM O “MOSQUITO DA DENGUE” EM SALOÁ


Emerson-Tchalian-entrevista-o-canibal-de-GaranhunsA secretaria de saúde de Saloá, através da coordenação do controle de endemias, alerta à toda população do município para os cuidados com o mosquito Aedes Aegypty, principal causados e transmissor da Dengue, Chykungunya e Microcefalia. O coordenador Paulo Lira, lembra que apesar da diminuição dos casos as pessoas precisam continuar se precavendo, evitando o acúmulo de água parada em reservatórios abertos, caqueiras de plantas e outros meios de reprodução do mosquito.
15107279_1173850786013820_6855092072551223265_n
Ele lembra que o país todo ainda sofre com os efeitos causados pelo mosquito transmissor e por isso os cuidados devem continuar. Outro fato grave é as consequências causadas pelo “Ziky Vírus” que mesmo depois de meses de uma criança ter nascido, ainda pode desenvolver o vírus e ficar deficiente, alertou a imprensa nacional, informação confirmada por pesquisas científicas, causando assim, a temível Microcefalia em bebês. Vale a pena toda a população continuar com os cuidados evitando as trágicas consequências na cidade, destacou Lira.
zika
Segundo ele, os agentes continuam passando nas casas fazendo o combate e prevenção do Aedes, aplicando o remédio nas caixas de águas e reservatórios das residências. A secretaria de saúde no município dispõe de uma viatura 24h a serviço da população e cuida dentre outros casos, do controle dessas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypty. Em Saloá a coordenação e prevenção das endemias é feita pelos profissionais Paulo Lira e Carlos Calado, além dos agentes Jailson e Adriano, que vêm fazendo um ótimo trabalho há vários anos. Diante da situação dos casos da doenças, fica o alerta a todos, completou Paulo Lira. Outro ponto que merece ser destacado é o cuidado e apoio dados pelo prefeito Ricardo Alves e pela secretária de saúde Manuela Torres sobre este assunto que tanto preocupa as pessoas.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

MUTIRÃO DE NATAL SERÁ REALIZADO PELA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

A Igreja Adventista do Sétimo Dia em Saloá está desde já realizando o Mutirão de Natal, é um projeto realizado em toda America do Sul que visa a arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e água potável para serem distribuídos a famílias carentes para que desta forma possam ter um Natal mais digno.
Aqui em Saloá todos os donativos arrecadados serão doados a famílias do município, famílias estas que podem ser indicadas pela própria sociedade do município como também pela secretaria de Assistência Social.
Para doar você pode ligar para: 087 98124 1513 ou 087 98107 0729 falar com Israel ou Ivaí, você também pode levar sua doação na Igreja nos dias de Culto: Sábado a partir das 9:00 horas, domingos e quartas a partir das 19:30. O templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia está localizado na Rua Josefa Vicente Pisquira, nº 27, por trás do Hospital de Saloá.

Três jovens são mortos em chacina na cidade de Santa Terezinha

Aproximadamente às 07h00min deste domingo 27,  a Central de Rádio da 2ª CPM foi informada via ligação telefônica, que algumas pessoas tinham sido atingidos por disparos de arma de fogo no município de Santa Terezinha-PE, havendo vítimas fatais. De imediato o policiamento foi acionado e ao chegar ao local, na rua Antonio Ferreira da Silva, na Vila Maria Lica, constatou a veracidade das informações, onde as vítimas J.S.S., de 24 anos, morador da Vila Maria Lica, F.A.C., de 18 anos e J.L.G.. de 18 anos, moradores do centro, tinham sido alvejadas fatalmente por disparos de arma de fogo e a vítima J.R.B., de 18, que também foi atingida por um tiro na altura do braço esquerdo, havia sido socorrida por populares ao hospital local. 
Ao averiguar informações da vitima baleada,  o policiamento encontrou na residência do seu avô, o Sr. Amaro Bernardino da Silva um revólver cal. 32, Taurus, nº de série 174426, com 06 (seis) munições intactas do mesmo calibre. A vítima  informou também, que a primeira investida dos assassinos foi contra a J.S.S., de 24 anos, que ao correr deixou cair à arma citada que estava em sua cintura, que seu avô apanhou a arma e guardou em casa para entregá-la a policia.
 Segundo uma testemunha, após a primeira investida os assassinos seguiram em uma moto, identificada apenas por ser uma Bros, para praticar os outros crimes. À colher informações da vitima F.A.C., de 18 anos, o policiamento constatou com outra testemunha, a qual estava em sua residência, quando de repente a vitima adentrou seguida por outros dois indivíduos com arma em punho e o executaram com vários disparos.

 Populares informaram ao policiamento que em seguida os homicidas foram à procura da vitima J.L.G., de 18, que o encontraram na Rua José Gomes de Moura onde o executaram também com vários disparos. Segundo ainda a vítima sobrevivente, todas as vítimas eram usuários de drogas e passaram aquela madrugada consumindo-a, informou ainda acreditar que a motivação do crime foi por acerto de conta devido ás drogas, porém não sabendo informar sobre a autoria dos crimes.
 O policiamento encontrou nos locais dos crimes 01 (uma) munição de calibre .40 intacta e uma outra de calibre 38, deflagrada. A GT local, o GATI e o Oficial de Operações, realizaram diligências na região no intuito de localizar algum suspeito, porém não obtiveram êxito. O efetivo da Policia Civil esteve no local, e posteriormente os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML da cidade de Caruaru-PE. A ocorrência foi repassada juntamente com o material apreendido a DP Regional de Afogados da Ingazeira-PE para adoção das medidas cabíveis.

COLISÃO DE TRÂNSITO DEIXA DOIS MORTOS E DOIS FERIDOS NA BR 104 EM CARUARU

Uma das vítimas era policial civil do estado de Alagoas.
vitimasDuas pessoas morreram e duas ficaram feridas numa colisão de trânsito envolvendo um caminhão e uma picape S 10, que aconteceu por volta das 3h30m da tarde desta quinta-feira (24) na BR 104, próximo à entrada do Sítio Terra Vermelha, na zona rural de Caruaru, a poucos metros da divisa com Agrestina.
veiculospicapeAs vítimas mortas e lesionadas estavam na picape, os mortos são, o policial Civil de Alagoas, Emerson Lupertino Cardoso, de 52 anos e Bruno Luiz da Silva, de 29 anos, já Josias Emanuel Guilherme da Silva, de 35 anos e Gilson Pontes de Albuquerque, de 49 anos, sofreram ferimentos leves e foram socorridos pelo Samu e levados ao Hospital Regional do Agreste em Caruaru.
caminhaomotoristaO caminhão pertence a uma empresa que fabrica charque no Rio de Janeiro, o motorista Severino Barbosa, falou que tinha acabado de fazer uma entrega na cidade de Cupira e que estava vindo a Caruaru, de repente a picape invadiu a sua mão e colidiu do seu lado, eles e o seu ajudante tiveram apenas ferimentos leves, no entanto viu a picape cair na ribanceira. Ele iria pernoitar em Caruaru e amanhã faria outras entregas no Sertão de Estado, o mesmo informou que tem 61 anos de idade, tem anos de profissão e essa foi a primeira vez que se envolveu num acidente e lamenta profundamente pelas pessoas que perderam as suas vidas.
samuCapitão Henrique do Corpo de Bombeiros, falou que o policial civil era quem guiava a picape, o mesmo foi arremessado para fora do carro e o Bruno Luiz ficou preso às ferragens e devido ao fato do carro ter caído da ribanceira a sua equipe teve muito trabalho para retirá-lo das ferragens e precisou de cabos para levar as ferramentas para o local e depois retirar os corpos. Ao todo 08 Bombeiros Militares participaram da ocorrência e duas viaturas do Samu.
prfInspetor Neves da Polícia Rodoviária Federal, disse que segundo relatos de testemunhas o motorista da picape foi quem provocou o acidente, ele foi olhar o celular e pegou a faixa contrária colidindo de frente no caminhão. O Inspetor garantiu que os quatro ocupantes da picape estavam usando o cinto de segurança e dois dos ocupantes morreram devido à violência do impacto.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o IML local.

Com informações do blog Adielson Galvão

Fidel Castro era mais rico que a rainha Elizabeth?


O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu na madrugada deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. O funeral do líder cubano, está previsto para o dia 4 de dezembro, mas o Partido Comunista já convocou o povo para homenagear Fidel Castro, a partir de segunda-feira (18). O corpo dele foi cremado. De um lado, homenagens, de outro, "comemoração". Muita gente comemorou a morte de Fidel Castro. Nos Estados Unidos, centenas de pessoas, a maioria cubanos exilados, saíram às ruas de Miami, para festejar a morte do líder cubano.
Fidel Castro era mais rico que a rainha Elizabeth. Após a morte do líder cubano, voltou a circular pela web uma notícia criticando e falando sobre a riqueza dele. "Velho decrépito, matou e esfolou toda uma nação para a própria riqueza", diz o título de uma matéria do site "PeloAmordeDeus".

Essa informação é verdadeira ou falsa?

É verdade que a Forbes disse que Fidel Castro era mais rico que a rainha Elizabeth? SIM! Porém, está estimativa da revista de negócios e economia americana, de que Fidel, com uma fortuna de 900 milhões de dólares, era o chefe de Estado não-monárquico mais rico do mundo, ficando à frente das rainhas da Inglaterra e da Holanda, não é atual. Trata-se de uma matéria publicada em maio de 2006.
Conclusão: É verdade que a revista Forbes incluiu o nome de Fidel Castro na lista de líderes mais ricos do mundo. Porém, essa notícia voltou a circular pela web como se fosse atual e na verdade, essa informação tem mais de 10 anos.
Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Ao atender ocorrência, policiais deparam-se com um dos maiores crimes, a fome


Na tarde deste sábado (26), Policiais Militares foram acionados para uma ocorrência de violência doméstica em Araripina, no Sertão pernambucano, onde uma senhora estava sendo agredida pelo seu filho, e segundo informações repassadas aos policiais no local, o filho havia agredido a mãe devido ter lhe pedido dez reais para comprar uma carteira de cigarro, sendo que ela não tinha. O acusado da agressão, um menor de 17 anos.
O menor ao ser indagado pelos policiais sobre a agressão, confirmou a versão da mãe, onde de imediato foi repreendido pelos policiais e a mãe não quis registrar o boletim de ocorrência contra o filho. Momento em que o jovem falou que estava arrependido e não iria acontecer novamente. Os policiais foram autorizados a entrar na residência, momento em que viram como estava sobrevivendo aquela família.
"Faltava tudo do mais básico que podemos ter em nossas casas, meu Deus, como existe tanto sofrimento". Disse um dos policiais.
Em seguida, os policiais foram almoçar quando se lembraram da situação daquela família.
Logo após o almoço, eles foram em um mercado e compraram uma feira para aquela família, conversaram com o dono do mercado e explicaram o assunto onde de imediato ele decidiu dar um desconto como forma de ajuda.
Os policiais já estavam fazendo as compras momento que foram surpreendidos por um casal humilde e simples, quando perguntaram a eles se aquela compra seria para ajudar alguém, onde de imediato os policiais confirmaram que sim. O casal estendeu a mão e entregou dez reais aos policiais para ajudar nas compras.
Parabéns aos guerreiros e a todos aqueles que realizam dias melhores para seus semelhantes, que Deus protejam vocês e suas famílias.

Petrolina: Polícia Civil prende mulheres com drogas, arma e dinheiro


Nesta quinta-feira dia (24), Policiais Civis da 214ª Circunscrição de Petrolina, no Sertão pernambucano, coordenados pelos delegados Marceone Ferreira e Magnun Neves realizaram uma operação e prenderam em flagrante KEYLIANE DA CONCEIÇÃO e THATIANE SOUZA HOLANDA, onde a equipe realizou uma abordagem e encontrou com a pessoa de Thatiane um papelote de entorpecente da qual informou que comprou de Keyliane.
Diante do fato, os policiais foram até a residência de Keyliane e encontrou os seguintes objetos: Uma Pistola Taurus 380, n. KQG 00637, com três carregadores e 30 cartuchos intactos; 04 aparelhos celulares; 02 balanças de precisão; o valor em espécie de R$ 7.410,00; 12,249Kg de maconha; 2,328 Kg de cocaína; 340g de crack.
A Polícia divulgou os detalhes da operação na manhã desta sexta-feira (25), em uma coletiva para a imprensa.
http://opovocomanoticia.blogspot.com.br/

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Policial da CIOSAC morre após capotamento de viatura em Serra Talhada

Uma viatura da antiga Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Caatinga (CIOSAC), atual Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), acabou tombando em uma estrada carroçável, na altura do distrito de Bernardo Vieira, Zona Rural do Município de Serra Talhada, no Pajeú.
De acordo com informações repassadas pela PM ao parceiro Nayn Neto, no carro vinham quatro policiais quando, por motivos desconhecidos, o motorista perdeu o controle do veículo e acabou tombando. No acidente a cabeça do motorista (foto), identificado como Sd Ricardo, natural da cidade de Parnamirim-PE e residente da cidade de Itacuruba-PE, ficou prensada entre o terreno e a ferragem da viatura, os companheiros que vinham em outra viatura, ainda socorreram a vítima para o hospital de Serra Talhada, porém o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito antes de dar entrada no HOSPAM.
O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), por volta das 10h30. Os outros policiais ocupantes do veículo, tiveram apenas escoriações leves, foram socorridos ao hospital e passam bem. O corpo do Sd Ricardo será removido para o IML de Caruaru, para as devidas providências.

BANDIDOS EXPLODEM CAIXA ELETRÔNICO DO POSTO DE ATENDIMENTO DO BRADESCO, EM LAGOA DO OURO


bradesco-lagoa-do-ouro-agreste-violento-2Cerca de 10 homens fortemente armados explodiram na madrugada desta sexta-feira (25), o Caixa Eletrônico do posto de atendimento do Bradesco do município de Lagoa do Ouro, no Agreste de Pernambuco.
A ação aconteceu por volta das 01h45, o grupo chegou ao prédio que fica na Praça da Conceição, arrancaram um portão de ferro, quebraram a porta de vidro, foram até o caixa e usaram dinamites para explodi-lo, deixando parte do prédio destruído.
bradesco-lagoa-do-ouro-agreste-violento-1Para intimidar a população o grupo efetuou diversos disparos de arma de fogo pelas ruas, e fugiram levando uma quantia em dinheiro não revelada.
Com a chegada do reforço policial foram realizadas diligências mais os assaltantes conseguiram fugir, ainda pela madrugada mesmo assustados populares foram ao local observar de perto o que tinha acontecido e demonstraram insatisfação com a falta de segurança na região, não foi a primeira vez que esse tipo de crime foi praticado na cidade.

Bandidos tentam explodir Banco do Brasil em Terra Nova, no Sertão de PE


Fotos: http://opovocomanoticia.blogspot.com.br/
Na madrugada desta sexta-feira dia (25), por volta das 02h, cerca de 20 assaltantes, fortemente armados, investiram contra a Agência do Banco do Brasil localizada no centro da cidade de Terra Nova, no sertão de pernambucano. Durante a ação criminosa, moradores daquela localidade, foram utilizados como reféns, para dificultar as manobras de combate da polícia.
O bando tentou explodir os caixas eletrônicos e o cofre da agência, entretanto, não conseguiram e fugiram em um veículo tipo caminhonete e outros dois automóveis de características não anotadas, liberando os reféns. Policiais Militares do 8ºBPM, e de toda a região vizinha, inclusive Estados de Divisa se encontram em diligências para tentar capturar os assaltantes

PM prende dupla com carros, armas e muito material usado em assalto a bancos

A Polícia Militar, da 3ª CIPM e Força Regional de CG, conseguiu prender na madrugada desta sexta-feira (25) dois homens suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha que estava planejando mais um assalto a bancos na Paraíba. A prisão foi feita no Sítio Pedra D`água, no município de Barra de Santana/PB.
De acordo com as primeiras informações, a polícia fazia o trabalho de rotina quando localizou Michael Leite da Silva, residente no Bairro Catolé, em Campina Grande/PB e Adriano da Costa Silva, residente na rua Antonio Fausto Albuquerque, com um farto material usado em assaltos a banco.
Segundo o Portal mídia, foram encontrados em poder deles 1 veículo Ranger Rover, branca, de placas OFX-2546; 1 caminhonete S10, branca, de placas PEG-7764; 1 Celta, vermelho, de placas KJU-8808; uma moto Honda Titan, preta, de placa KKN-4978; 18 baldes de 15 quilos cheios de grampos; 5 pistolas, 1 submetralhadora, 6 fuzis, muita munição, alicate de cortar fio, alavanca, marreta, extensões, chave de fenda, makita, touca, furadeira, máscaras de proteção, material explosivo, entre outros itens usados em explosões. Os presos e todo o material apreendido foram conduzidos para a delegacia da cidade de Queimadas/PB.
Vídeo Paraíba Urgente:

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Enquanto isso... Delação da Odebrecht pode atingir até 200 políticos



A vida política brasileira contemporânea poderá ser dividida entre os períodos anterior e posterior à delação premiada da empreiteira Odebrecht, que começou a ser assinada nesta quarta-feira por 78 diretores e ex-diretores da companhia.

Isso porque a delação atinge algo como 200 políticos – e poderá triplicar o número de casos de investigados pelo Supremo Tribunal Federal; outros tantos que já tiveram e hoje não têm mais foro privilegiado, e também porque envolve a política brasileira desde o início dos anos 2000.

O mundo político ferve em Brasília com a notícia da assinatura do acordo de delação premiada, o que quer dizer que agora vai ser possível saber se é ou não verdade tudo aquilo que se falou sobre os nomes citados pelos delatores. Mais dia, menos dia, eles virão a público, embora a expectativa neste momento seja a de que os investigadores ainda irão deixar as informações sob sigilo, pelo menos até a homologação do acordo pelo ministro Teori Zavaski.

Por outro lado, um aspecto positivo – se é que há aspecto positivo num caso como estes: é o fim da expectativa e o começo de um outro momento, o da realidade. As peças da política vão se encaixando aos poucos. Os agentes econômicos já conhecerão o impacto de tudo o que for revelado pela Odebrecht e poderão ter mais clareza para calcular seus investimentos.

O governo Temer, no entanto, vai continuar na expectativa para saber qual ou quais dos seus integrantes estão nesta lista da Oedebrecht e de que forma isso pode atingir seus mais importantes quadros, inclusive o próprio presidente Temer.

Mesmo na Justiça, já se falou em dar tratamento diferenciado aos beneficiários de financiamento político da Odebrecht: pena maior para o ordenador de despesa que autorizou o superfaturamento de obras públicas e recebeu financiamento da empresa; um pouco menor para aqueles para os que receberam doação sabendo se tratar de propina, mas não eram ordenadores de despesa; e pena menor para os que receberam doação sem declarar – o chamado caixa dois.

Este é o assunto em discussão no Congresso neste momento. Mais precisamente, na Comissão Especial que analisa as Dez Medidas de Combate à Corrupção. (Via: G1)

Grave acidente automobilístico com viatura da BEPI-CIOSAC deixa uma vítima fatal



Na manhã desta quinta-feira dia (24), aconteceu um grave acidente automobilístico com uma viatura da BEPI - CIOSAC (Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga), em uma estrada carroçável no distrito de Bernardo Viera, município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações, o Soldado da PMPE Ricardo, natural de Parnamirim-PE, que era motorista da viatura, ficou preso as ferragens e veio a óbito no local. Já outro policial foi socorrido para a cidade de Serra Talhada onde foi medicado e não corre risco de morte. O Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou para o local.

Logo mais informações:

Ministro assegura que obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em pleno andamento


transposicao87024O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou nesta terça-feira (22) que as obras dos eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em pleno andamento. “É um grande equívoco dizer que as obras estão paralisadas. Isso não está correto. Já estão concluídas 90,8% das estruturas e o restante está em construção, com exceção de um trecho do Eixo Norte que estava sob responsabilidade da empresa Mendes Júnior, mas que já estamos providenciando a substituição”, afirmou.
Segundo o ministro, a expectativa é que a pasta publique o edital para substituir a Mendes Júnior no dia 6 de dezembro deste ano e que as propostas das construtoras interessadas sejam abertas até o dia 15 de janeiro.
Em julho deste ano, a empresa Mendes Júnior comunicou ao Ministério da Integração Nacional a falta de condições técnicas e financeiras para continuar os dois contratos da Meta 1N do Eixo Norte, que vai da captação da água em Cabrobó-PE até o reservatório de Jati-CE. Este mês a pasta iniciou o novo processo de licitação com a consulta pública da minuta do edital e seus anexos. As construtoras interessadas têm até o dia 29 de novembro para dar suas contribuições  para a versão final do edital.

Policiais civis de Pernambuco paralisam atividades contra PEC 55


Presidente do Sinpol, Áureo CisneirosFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Apenas o serviço de flagrante de delito irá funcionar nas delegacias do Estado nesta sexta-feira (25), de acordo com o Sindicato dos Policiais de Pernambuco (Sinpol-PE). A categoria aderiu à paralisação nacional contra a Proposta de Emenda Constitucional 55 (antiga 241), conhecida como a PEC do teto dos gastos, que visa o congelamento do orçamento da União pelos próximos 20 anos. 
 
A adesão ao ato foi aprovada pelos policiais civis em assembleia geral realizada no último dia 16 de novembro, na sede da entidade, em Santo Amaro. Segundo o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, uma manifestação está agendada para as 16h na Praça do Derby, na área central do Recife. As centrais sindicais e movimentos sociais apoiam a mobilização e uma passeata deve ocorrer em direção ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. 
 
“O Sinpol-PE não vai admitir retrocessos nos direitos dos trabalhadores. Por isso, vamos estar sempre nas ruas protestando em defesa das nossas conquistas”, afirmou Áureo. (Folha PE)