O MELHOR BLOG DO AGRESTE

O MELHOR BLOG DO AGRESTE

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

3 em cada 10 mulheres no Nordeste sofreram violência doméstica


Três em cada dez mulheres que moram no Nordeste sofreram ao menos um episódio de violência doméstica ao longo vida, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, (09), pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa aplicou questionários em 10 mil mulheres visando a conhecer a realidade da violência na região, e detectou ainda que capitais como Salvador, Natal e Fortaleza apresentaram os maiores índices de casos.

Em parceria com o Instituto Maria da Penha, e financiado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, do governo federal, a pesquisa iniciada em 2015 divulgou seus primeiros resultados nesta sexta. Os questionários mostraram que 27% das mulheres entre 15 e 49 anos sofreram algum episódio de violência emocional - como insultos, humilhações ou ameaças -, 17,2% sofreram fisicamente e 7,13%, sexualmente, esta considerada “no mínimo, alarmante”. Se considerado os últimos 12 meses, as porcentagens são, respectivamente, 11,92%, 5,38% e 2,42%.

“São dados de uma violência escabrosa que nunca tinham vindo à tona dessa forma. Aplicamos um questionário metodologicamente rigoroso, indo aos domicílios. Os números mostram uma realidade chocante que, mesmo diante da gravidade, ainda não recebe a atenção devida”, disse o coordenador da pesquisa, o professor da UFC José Raimundo Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário